terça-feira, 30 de abril de 2013

Como estresse potencializa a dor cronica - How stress potentiates chronic pain




Para quem sofre de dor crônica, como as pessoas que desenvolvem dor nas costas depois de um acidente de carro, evitar os efeitos nocivos do estresse pode ser a chave para a gestão da sua condição. Isto é particularmente importante para as pessoas com um hipocampo menor do que a média, já que esses indivíduos parecem estar especialmente vulneráveis ​​ao estresse. Estas são as conclusões de um estudo realizado pelo Dr. Pierre Rainville, PhD em Neuropsicologia, Pesquisador do Research Centre oftheInstitutUniversitaire de Geriatrie de Montreal (IUGM) e Professor na Faculty of Dentistryat Universite de Montreal, junto com Etienne Vachon-Presseau, um estudante de PhD em Neuropsicologia. O estudo foi publicado nain
Brain, um jornal publicado pela Oxford University Press.
"O cortisol, um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, é às vezes chamado de "hormônio do estresse", já que ele é ativado em reação ao estresse. O estudo mostra que um pequeno volume do hipocampo está associada com níveis mais altos de cortisol, que levam a uma maior vulnerabilidade à dor e pode aumentar o risco de desenvolvimento de cronicidade da dor", explicou ÉtienneVachon-Presseau.

Como o Dr. Pierre Rainville descreveu, "Nossa pesquisa lança mais luz sobre os mecanismos neurobiológicos dessa importante relação entre o estresse e a dor. Se é o resultado de um acidente, de uma doença ou cirurgia, a dor é frequentemente associada com altos níveis de estresse. Nossas descobertas são úteis na medida em que abre caminhos para pessoas, que sofrem de dor, encontrar tratamentos que possam diminuir o seu impacto e talvez até mesmo impedir a sua cronicidade. Para complementar seu tratamento médico, aqueles que sofrem de dor também podem trabalhar na gestão do stress , do medo  e da dor, obtendo a ajuda de um psicólogo e obtendo tratamentos terapêuticos como acupuntura, massagens como o relaxamento ou técnicas de meditação."

Fonte: Medical News Today