quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A CIENCIA DA ESTETICA PARTE 2







CORPO SIMÉTRICO – CIÊNCIA OU EVOLUÇÃO?
Ao longo do tempo, a ciência tem demonstrado que o cérebro humano, em diversas culturas, considera mais atraentes os rostos simétricos. Cientistas britânicos estenderam o estudo às medidas corporais e concluíram que o cérebro também parece preferir os corpos simétricos. Por quê? A resposta é simples. Em geral, um corpo harmônico indica saúde. E um corpo saudável representa um maior potencial reprodutivo, uma melhor “qualidade genética” e uma maior capacidade competitiva frente aos demais.

A equipe de psicologia evolutiva da universidade britânica de Brunel criou imagens tridimensionais dos corpos de 40 homens e 37 mulheres de 21 anos. Eliminaram a cor da pele e dos cabelos para que os preconceitos não afetassem as respostas, e os mediram milimetricamente. Mais tarde, 87 jovens classificaram os corpos. A conclusão foi clara: aqueles que possuíam corpos simétricos também tinham maior sex appeal.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que as mulheres deveriam ter as pernas mais longas, a cintura fina, e os seios e quadris grandes – traços físicos que, segundo eles, são percebidos como indicadores de maior fertilidade. Já as mulheres preferem os homens com pernas fortes, torso grande e ombros largos.

A explicação destes resultados parece estar na teoria da evolução: “Os sinais de força sugerem maior capacidade competitiva e maiores possibilidades de sobrevivência que os de debilidade”. Sempre se soube que os rostos simétricos pareciam ser percebidos pelo cérebro como mais atraentes. Mas a novidade está no fato de que a atração sexual também parece depender da simetria do corpo.


Copyright © 2010 Discovery Communications, Inc