sábado, 26 de novembro de 2016




             VOCÊ CONHECE CRONOBIOLOGIA? SABE COMO ESSA CIÊNCIA ESTÁ RELACIONADA AO SUCESSO DOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS?














Desde tempos primordiais que o Homem tem convivido com os ciclos da natureza e os seus próprios. Este fato levou-o a uma descrição pontual de ritmicidades em diversos organismos, sendo que umas vezes é chamada a atenção para a curiosidade do fenômeno, enquanto em outras a tônica é posta na dificuldade em o explicar: Homero, na Ilíada, compara o ciclo de vida do Homem às mudanças sazonais dos bosques; e Hipócrates, cerca de 300 AC, relaciona o aparecimento de certas afeções com as estações do ano, bem como a existência de dias críticos para o aparecimento e desenvolvimento de determinadas doenças. Este famoso médico grego, ao estudar as diferenças nos sintomas exibidas pelos seus pacientes entre a noite e o dia, chegou à conclusão que a regularidade era um sinal de boa saúde. Archilochus, poeta grego, há mais de 2500 anos, reconheceu que os ritmos governam o Homem (Aschoff, 1992). Também Herofilo, de Alexandria (335-380 AC), descreveu as diferenças entre os batimentos cardíacos em diferentes alturas do dia. Cícero escreveu que as qualidades das ostras variavam de acordo com as fases da Lua, facto que viria a ser confirmado mais tarde por Plínio. Andróstenes de Thaso (um historiador do tempo de Alexandre o Grande) realizou, provavelmente, o primeiro relato documentado de um ciclo de atividade/repouso em plantas ao relatar que as folhas de tamarindo se moviam de acordo com a mudança do dia para a noite (Rietveld, 1996). Inclusivamente no Genesis e no Eclesiastes se encontram relatos que descrevem a repetição e a alternância de acontecimentos na natureza, relatos esses também mencionados por Galeno. Soranus de Éfeso (século II) refere a existência de ritmos nictemerais na asma. Estas constatações não são exclusivas do Ocidente e também as milenares civilizações do Oriente fazem referência aos ciclos: uma teoria dos ciclos serve de base à Medicina Tradicional Chinesa, e Lao-Zi (570-490 AC), no seu livro “Técnicas para uma vida longa”, refere a importância de manter a vida sincronizada para o ciclo das 24 horas diárias. O próprio Descartes, no século XVII, atribuiu à glândula pineal o papel de relógio biológico regulando o ciclo sono-vígilia (Mera & Calva, 1998). Assim, podemos concluir que os ciclos vitais (por exemplo, a alternância das estações) não passaram despercebidos ao Homem: vejam-se os alinhamentos de pedras verticais que se relacionam com os solsticios no monumento megalítico de Stonehenge (Crépon, 1985). Podemos considerar todos estes relatos e constatações como incluídos na pré- história da Cronobiologia. Existem principalmente duas linhas de estudo dos ritmos biológicos (Marques & Menna-Barreto, 1997): uma constituída por relatos de ritmos nalgumas variáveis fisiológicas, em condições de saúde e doença, predominantemente no Homem.
A cronobiologia refere-se ao “relógio biológico”, citado desde o século XVIII, e estuda a relação dos fenômenos internos do organismo com o tempo no período de um dia (ritmo circadiano).
Esses fenômenos dependem dos núcleos localizados no hipotálamo. Esses núcleos recebem sinais sensoriais, durante o dia, dos olhos (luz) , da temperatura(calor/frio) e do ambiente (seco/úmido) correlacionado a pele por essas ações externas aos níveis hormonais e até mesmo a eliminação das toxinas e dejetos.
  Embora funcione de forma semelhante, esse ritmo não é idêntico para todas as pessoas. 
 Trata-se de um provável motivo pelo qual, por exemplo, há pessoas que trabalham melhor de dia e 
outras à noite. Os ciclos diários apresentam um resumo sobre o relógio biológico comum para a maioria 
das pessoas:
 Relação de fenômenos internos com os períodos do dia

Período do dia Ação Fenômenos internos

7 h - 9 h Despertar
O corpo começa a produzir o cortisol (hormônio que nos mantém em estado 
de alerta) a partir das 6 h. A taxa desse hormônio atinge concentração máxima 
entre 7 e 8 h

9 h - 10 h Prazer
A partir das 9 h, o corpo produzirá endorfinas; logo, o organismo sentirá uma 
sensação de tranquilidade ou até mesmo sono
 10 h - 12 h Trabalho
 A memória de curto prazo encontra-se ativa

13 h - 14 h Descanso
 Queda do ritmo cardíaco em decorrência da redução da adrenalina

15 h - 16 h Movimento
Nesse horário, não se vê produção de hormônio, mas nota-se redução da ativi-
dade intelectual contra o aumento do interesse pela atividade física

18 h - 19 h Trabalho 
Atividade intelectual e estado de alerta em alta

A partir das 20 h Sonolência
Primeiro estado considerável de sonolência. Esse estado se repete a cada 2 
horas. Esses períodos de sono devem-se, principalmente, à ação da melato-
nina, que começa a invadir o corpo por volta das 18 h

21 h - 1 h Regeneração
Auge da produção do hormônio do crescimento, favorecendo a regeneração 
celular e a recuperação física.  Baseando-se nesses estudos, pesquisadores tentam compreender a variação da permeabilidade 
cutânea ao longo do dia. Surge, assim, a cronobiologia cutânea, que tem como um de seus objetivos 
auxiliar no desenvolvimento de cosméticos e indicar o melhor horário de sua utilização.     



Permeabilidade Cutânea

De forma geral, sabe-se que, à noite, ocorre redução do teor de cortisol, elevação da micro-
circulação capilar, crescimento dos queratinócitos, aumento da divisão celular e maior absorção na epidérmica
No período entre 22 e 2 h, além de melhor oxigenação dos tecidos, ocorre redução 
do manto hidrolipídico, o que favorece a permeabilidade. Em contrapartida, no período diurno, há   aumento do teor de cortisol e da atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas, o que dificulta a entrada e ou absorção de cosméticos na pele.
Conheça nosso Curso de "Anamnese Estética Personalizada" - irá direcionar o profissional em estética e cosmética a protocolos de sucesso e fidelizando seu cliente. Inovando em seus tratamentos.
Turmas reduzidas ; curso extensivo - com carga horária 20 horas/aula ou 
curso intensivo com 8 horas/aula - Verifique as condições e preços. Ministramos workshops. Ligue 031 - 9.9926-2304 AndréaDeSouzaSoares Esteticista & Cosmetóloga.