terça-feira, 25 de janeiro de 2011

FITNESS FACE

1. Antes da prática, não se esqueça de alongar. Para que haja segurança para o paciente e garantia de bons resultados, os exercícios devem ser feitos com acompanhamento profissional.



2. Para evitar as rugas ao redor da boca (rugas do cigarro), faça bico e sorria utilizando forças opostas. Os dentes devem ficar unidos e as mãos seguram a face para evitar deslocamento da pele.







3. Para evitar bolsas e olheiras: com os dedos, puxe a pele próxima aos olhos para trás como se quisesse imitar os olhos dos orientais (não faça força em direção ao crânio para não ter dores de cabeça depois...). Agora, aperte os olhos contraindo o músculo ao máximo e solte. Repita o exercício.



É necessário fazer os exercícios com algum creme aplicado no rosto?

Ensinamos às clientes que, antes dos exercícios, devem limpar e hidratar a pele.



Quando os resultados começam a aparecer?

Isso vai depender da assiduidade de quem pratica. Em média, após 45 dias de exercícios, já se pode notar a pele mais viçosa e túrgida. O rosto fica mais rosado, a pele com aparência mais firme. As pessoas começam a reparar.



Há alguns que não defendem a ginástica facial, afirmando que elas só pioram. Isso é verdade?

Para se opinar sobre qualquer coisa, seria importante conhecê-la profundamente, o que praticamente nunca acontece. Pessoalmente, nunca vi alguém que se aprofundou no assunto dizer: "isso é bobagem"! Já vi, sim, profissionais de áreas correlatas e de interesse comum, dizerem que não funciona. Pratico há 12 anos. Posso garantir que me traz benefícios e elogios à pele de quem pratica.



Rugas e pés de galinha não se agravam se houver movimentos repetidos no local?

Rugas e pés de galinha se originam de movimentos faciais repetidos. O problema é que criamos vícios na mímica facial utilizando exaustivamente determinados grupos musculares em detrimento de seus opositores. Isso sim gera rugas. Por exemplo, quantas vezes você sorri ao longo do dia? Mesmo sem ser um sorriso natural. Aquele que vem ao nosso rosto ao cumprimentarmos alguém, na correria do dia, só por educação. Esse movimento sobrecarrega os zigomáticos e gera a ruga conhecida como bigode do chinês. No caso do Face Fitness, será justamente ao contrário. Ao identificarmos áreas viciadas, vamos trabalhar para minimizá-las. É bom lembrar que os exercícios devem ser orientados por um especialista. Na prática, trabalhamos com músculos agonistas e antagonistas (cedem e se opõem aos movimentos). O trabalho tem que ser equilibrado e não fixado em um só grupo muscular. Os excessos sempre são errados e podem gerar resultados que não objetivamos. Em qualquer área.





Alcione Marocolo é esteticista há 22 anos, micropigmentadora há 18, maquiadora Email: alcione@alcionemarocolo.com

Compartilhe